Como deixar o acervo online para os usuário consultarem?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como deixar o acervo online para os usuário consultarem?

Mensagem  Nadine A. Urçulino em Sex Jan 09, 2015 9:02 am

Olá Pedro Henrique, meu nome é Nadine, estou me formando em Biblioteconomia pela UFC, atualmente trabalho em um Sistema de Ensino como Iconógrafa. Como trabalhamos diretamente com educação temos vários livros sobre, mas percebi uma grande dificuldade na disposição do nosso acervo. Primeiro que sem nenhuma organização os livros começaram a sumir, e encontrar algo levava quase o dia todo. Pensando em resolver isso elaborei um projeto, que foi aceito pela diretoria, para organizar o acervo. Desenvolvemos um código específico de classificação em conjunto com algumas cores e organizamos tudo em uma sala.  Procurando sistemas que pudessem ser utilizados para termos um controle sobre o acervo encontrei o Biblivre, achei uma iniciativa muito bacana e que atende muito bem os processos existentes em uma biblioteca. Cadastramos todos os livros e os funcionários, minha dúvida agora é como fazer para que cada funcionário possa acessar o nosso acervo de modo online. É preciso que todos instalem o Biblivre em seus computadores ou dá pra usar guiando ele apenas com um link? Ficarei muito feliz se puder me indicar um norte. Very Happy

Nadine A. Urçulino

Nome da Biblioteca : Biblio SAS

Acessar acervo online

Mensagem  claudioivanov em Seg Fev 16, 2015 2:10 pm

Nadine A. Urçulino escreveu:... Cadastramos todos os livros e os funcionários, minha dúvida agora é como fazer para que cada funcionário possa acessar o nosso acervo de modo online. É preciso que todos instalem o Biblivre em seus computadores ou dá pra usar guiando ele apenas com um link? Ficarei muito feliz se puder me indicar um norte. Very Happy

Smile Oi Nadine. Não sou o Pedro Henrique mas acho que consigo ajudar! Vamos lá: primeiro algumas informações: o sistema está num computador conectado à rede interna e à internet, somente à internet ou somente à uma rede interna (sem acesso à internet)? Para adiantar, vou supor que os funcionários tem computadores conectados numa rede interna, onde também está conectado o computador da biblioteca. Vou supor também que para acessar o Biblivre você esteja utilizando um navegador de internet (Internet explorer ou Firefox) e esteja digitando nele o endereço localhost:8080/biblivre3 - estarei supondo também que o computador da biblioteca esteja conectado à rede interna com o endereço IP fixo 192.168.1.100 (consiga o IP correto com o administrador da rede); para os funcionários acessarem o sistema, basta eles digitarem no campo de endereço do navegador o seguinte e depois pressionar "enter":

192.168.1.100:8080/biblivre3

Aí já estarão com a tela inicial aberta, pronta para entrarem com o nome de usuário e senha, simples assim, sem necessidade de instalar o biblivre nos outros computadores.

Note que: se o computador da biblioteca tiver endereço de IP dinâmico e não fixo, cada vez que o computador for ligado ou reiniciado, o IP poderá ser diferente. Estou supondo que você não conhece configurações de rede, por isso não entro em detalhes... Também é um pouco diferente se sua rede tem um domínio (por exemplo: www minhaescola edu br ). De qualquer modo, vale a pena testar o método que indiquei, só certifique-se do endereço IP corrreto do computador onde o Biblivre. está instalado e substitua no exemplo acima. Caso os computadores não estejam conectados numa rede interna, por exemplo cada um diretamente na internet, a situação muda... Espero que tenha alguém administrando a rede ou os computadores da escola e possa te orientar quanto a estes detalhes.
Abraço e sucesso!!

claudioivanov

Nome da Biblioteca : Sophia Diathésimo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: